Bárbara Salimena

Juiz de Fora - MG
contatoholychic@gmail.com
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle

Dia da dança

29/04/2014

Desde 1982, o mundo todo comemora o dia internacional da dança. No Brasil, ele começou a ser lembrado e celebrado de fato só nos últimos anos. Artistas e profissionais da área reconhecem que é importante celebrar a data para, entre outros aspectos, dar maior visibilidade à dança e lembrar-se de sua importância.

 

A escolha da data pela UNESCO se dá por ser aniversário de Jeans-Gorges Noverre (1727-1810). Ele ultrapassou limites que regiam a dança na sua época, e tinha como proposta atribuir mais expressividade à dança, através da sutileza de movimentos e simplificação na execução de passos.

 

Para nós brasileiros, o dia também se refere à um aniversário em especial: o da bailarina Marika Gidali. Ela foi uma das fundadoras do Ballet Stagium (1971) em São Paulo, ajudando a inaugurar no Brasil uma nova maneira de se fazer e apreciar a dança.

 

Uma forma interessante de sempre conhecer mais sobre dança, sua história, popularização, entre outros, é sem dúvida através dos diversos filmes que existem sobre o assunto. Então aqui estão três dicas para quem gosta do tema.
 

  • Billy Elliot (2000): O filme é um dos mais apaixonantes sobre dança já feitos. Ele se passa na Inglaterra, na época da greve dos mineradores, e conta um pouco sobre o preconceito de um pai super conservador ao descobrir que seu filho é apaixonado por balé. Billy é um garoto talentoso que vai as aulas de balé escondido. Enquanto isso, seu pai pensa que ele está frequentando aulas de boxe, até que a sua professora percebe o seu talento, e resolve incentivá-lo a tentar entrar numa grande companhia. (Assista o trailer aqui)
     

  • Chicago (2002): (meu filme preferido sobre dança!) Dirigido por Rob Marshall, Chicago é cheio de grandes nomes do cinema. Uma história vibrante, que empolga e contagia, possui números musicais de encher os olhos e sequências de dança maravilhosas, mais do que dignas do musical original. O filme recebeu 13 indicações ao Oscar, comprovando o sucesso e qualidade. Roxie Hart (Renée Zellweger) deseja seguir os passos de Velma Kelly (Catherine Zeta-Jones), e chega a cometer um assassinato para isso. O advogado Billy Flynn (Richard Gere) tenta a defender no caso, e a cadeia serve como cenário para grande parte dos inesquecíveis números musicais. Chicago ganhou o Oscar de melhor filme em 2003. (Veja aqui minha cena preferida)

 

  • Pina (2011): Pina é um documentário do celebrado diretor Wim Wenders, que homenageia a coreógrafa alemã Pina Bausch. O filme foi exibido em 3D, sem utilizar macetes típicos dessa técnica, e sim à serviço da cultura e da arte. O documentário é uma ótima opção não só para quem gosta dança contemporânea, mas também para quem se interessa em conhecer uma figura icônica da dança nos dias de hoje. Todo o filme é estrelado por bailarinos da cidade natal da coreógrafa. (Confira aqui o trailer)



​POSTADO POR: Patrícia Vidal

Imagens: cartazes de divulgação dos filmes.

Tags:

Please reload

Playlist - Novembro 2019

18/11/2019

Halloween de última hora: guloseimas prontas

29/10/2019

1/5
Please reload

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle

POSTS RECENTES

Please reload

TAGS

Please reload

Bárbara Salimena, 27 anos.

É formada nos cursos Artes e Design e Moda da UFJF. Vegetariana, é apaixonada por animais em geral, mas seus maiores amores são a cadelinha Isis e os gatinhos Mia, Vicky, Nick e Lucy. Adora moda, lanches, maquiagem, música, filmes e ler um bom livro.