Bárbara Salimena

Juiz de Fora - MG
contatoholychic@gmail.com
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle

Lily Essence e o processo de enfloração

01/05/2014

"A partir de um processo totalmente artesanal nasce Lily Essence. Um eau de parfum de extrema sofisticação e riqueza que tem em sua composição os Lírios Stargazer e uma intensa fusão de ingredientes naturais que conferem um caráter único a esse perfume." (Trecho retirado do próprio site O Boticário)

 

O nome desse processo é enfleurage ou enfloração, sinônimo de sofisticação e altos custos. É usado em plantas com baixo teor de óleo essencial, e alto valor comercial. Empregado para extrair óleo essencial de pétalas de flores como laranjeiras, rosas e lírios.

 

Basicamente o processo é seguinte: as pétalas são depositadas à temperatura ambiente sobre uma camada de gordura (vegetal ou animal), durante certo tempo. As pétalas são esgotadas e substiuídas por novas, até a saturação total. A gordura é tratada com álcool, e depois esse álcool é destilado à baixa temperatura.

 

Mas as coisas ficaram ainda mais interessantes quando O Boticário fez parceria com os produtores de lírios em Holambra e com os pesquisadores da Unicamp, que modernizaram o processo, e agora utilizam gordura vegetal!

 

O Lily Essence foi primeira eau de parfum do Boticário. É um perfume um pouco mais caro que os outros da marca, mas é muito mais acessível que os importados que se utilizam da mesma técnica.

 

Recentemente O Boticário lançou o Lady Lily, para o Dia das Mães. Para você que, assim como eu, é curioso(a) e já foi até a loja sentir o cheirinho (lembrando que não se deve fungar o papelzinho! O correto é espirrar o perfume no papel, balançá-lo e esperar o aroma chegar ao nariz), talvez perceba que ele não parece tão impressionante quando comparado ao aroma do Lily Essence.

 

Se você tem interesse em ver como o processo de enfloração era realizado nas antigas, assista ao filme O Perfume - História de um Assassino (2006) dirigido por Tom Tykwer, e inspirado no livro de mesmo nome, do escritor alemão Patrick Süskind, e publicado pela primeira vez em 1985. O filme tem algumas cenas que mostram um pouco sobre a técnica de enfloração, e podem te ajudar a visualizar o processo. Mas se você curte mesmo perfumes, uma boa história e uma boa leitura: indico o livro, que é ótimo e muito instigante!

 

 

POSTADO POR: Bárbara Salimena

CONTRIBUIÇÃO: Juliana Salimena

Imagens: divulgação do produto, capa do livro e cartaz de divulgação do filme.

Please reload

Playlist - Abril 2020

09/05/2020

Que tédio! O que fazer na quarentena?

17/04/2020

1/5
Please reload

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle

POSTS RECENTES

Please reload

TAGS

Please reload

Bárbara Salimena, 28 anos.

É formada nos cursos Artes e Design e Moda da UFJF. Vegetariana, é apaixonada por animais em geral, mas seus maiores amores são a cadelinha Isis e os gatinhos Mia, Vicky, Nick e Lucy. Adora moda, lanches, maquiagem, música, filmes e ler um bom livro.