Bárbara Salimena

Juiz de Fora - MG
contatoholychic@gmail.com
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle

Cassio Tassi - Ce n’est pas un objet, mais peut être d’autre chose

24/05/2014

Ce n’est pas un objet, mais peut être d’autre chose, ou em bom português, ”isso não é um objeto, mas pode ser outra coisa”, é um dos mais novos projetos do fotógrafo (e colaborador aqui do blog!) Cassio Tassi. 

 

A ideia do projeto sugiu a partir da leitura do livro "A câmara clara", de Roland Barthes, no qual o autor analisa sobre o eu fotografado, e questiona o ser como imagem, que se torna objeto. O tema parte da ideia do “eu” como objeto na fotografia. Barthes afirma que “a partir do momento que me sinto olhado pela objetiva, tudo muda: ponho me a 'posar', fabrico-me instantaneamente num outro corpo”.

 

Ou seja, quando somos fotografados, tendemos a posar e agir de maneira diferente do natural, de forma que mostramos nas fotografias o que queremos que os outros vejam de nós.

 

Assim, fugindo da onda de selfies, Cassio propõe auto-retratos mostrando seu "eu" vestido de si mesmo, à partir de suas influências e se colocando como objeto. Cada fotografia é representada por um objeto que  brinca com a ideia de que aquela foto não é aquele objeto, assim como na pintura de Magritte, mas que ela pode ser qualquer outra coisa.

 

Em seu projeto escrito, Cassio afirma: "Quero que as pessoas saiam da exposição pensando sobre o quanto nos montamos a partir de nossas influências e que nos tornamos objetos de nós mesmos baseados na visão do outro.  Citando Bakthin, nós nunca estamos completos, sempre dependemos do outro para nos completar, e mesmo assim nunca estamos completos."

 

O resultado são fotografias bem bacanas, que nos fazem pensar em como posamos na frente de uma câmera. Se você gostou  de Ce n’est pas un objet, mais peut être d’autre chose, e quiser ver um pouco mais do trabalho de Cassio, basta acessar o site do fotógrafo.

 

 

POSTADO POR: Bárbara Salimena

Fotos: Cassio Tassi.

Please reload

Playlist - Novembro 2019

18/11/2019

Halloween de última hora: guloseimas prontas

29/10/2019

1/5
Please reload

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle

POSTS RECENTES

Please reload

TAGS

Please reload

Bárbara Salimena, 27 anos.

É formada nos cursos Artes e Design e Moda da UFJF. Vegetariana, é apaixonada por animais em geral, mas seus maiores amores são a cadelinha Isis e os gatinhos Mia, Vicky, Nick e Lucy. Adora moda, lanches, maquiagem, música, filmes e ler um bom livro.