Bárbara Salimena

Juiz de Fora - MG
contatoholychic@gmail.com
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle

Bacharelado em Moda (UFJF)

15/07/2014

(Na ordem da foto: a criação da Alice Stephan, a minha, e a da Isadora Almeida)

 

Quem pensa que fazer faculdade de moda é uma moleza não sabe de nada! Onde eu estudo, a Universidade Federal de Juiz de Fora, só pode cursar o Bacharelado em Moda (que dura um ano e meio) quem já se formou no Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design, que tem 3 anos de duração. Eu, que curto arte em geral, achei que valeu a pena. Mas quem tem pressa, e quer focar apenas na moda, acredito que não valha a pena esperar esses 3 anos.

 

MUITA gente pensa que moda é um curso fácil de gente fútil que não tem nada melhor para fazer. Aí é que essas pessoas se enganam! A gente estuda MUITO, e rala demais para dar conta de todos os trabalhos TEÓRICOS E PRÁTICOS! Não é nada fácil!

 

Se você tem interesse em conhecer ou cursar o Bacharelado em Moda da UFJF um dia, vou contar um pouco sobre o que aprendi nesse meu primeiro período de curso!

 

Bom, nós temos disciplinas teóricas e práticas. Eu particularmente prefiro as matérias práticas, já que adoro produzir coisas novas! Nas disciplinas chatas, digo, teóricas, nós estudamos um montão de coisas sobre os principais estilistas, sobre como funciona o sistema da moda, e sobre indivíduos interessantes que rompem todos os padrões e mesmo assim se destacam na moda.

 

Também tivemos uma disciplina que tratava sobre tecidos, Materiais e Processos Têxteis, na qual tivemos alguns exercícios práticos e outros teóricos. Nos principais exercícios, nós: aprendemos como funcionam alguns tipos de armações ou ligamentos de tecidos planos, entrelaçando fios de lã; montamos um glossário de tecidos, organizando algumas amostras e analisando-as; desenvolvemos estampas à mão e customizamos pedacinhos de jeans de várias formas!

Entre as matérias práticas, nós temos Desenho de Moda, na qual treinamos um milhão de vezes o desenho de estampas, peças de roupas, acessórios e croquis completos com criações nossas. Essa aí é BEM cansativa e trabalhosa! Toda semana tivemos vários desenhos para fazer!

Também temos uma matéria de modelagem, na qual fizemos vários moldes de saias, blusas, golas e mangas! É tanta coisa, e tão complicado, que acho que deveríamos ter mais horas apenas para essa disciplina!

 

E uma das disciplinas que mais gostei, mas achei a mais trabalhosa, foi Laboratório de Criação! Foram solicitados 3 trabalhos! No primeiro, desenvolvemos um colar com inspiração Art Nouveau: um estilo artístico que surgiu na europa, e atingiu diversos setores, como a arquitetura, as artes gráficas e até a criação de móveis. Na pintura e na ilustração principalmente, o Art Nouveau dá destaque a elementos com formas orgânicas, com muitas referências à borboletas e fadas! E essa foi a inspiração para o meu colar, em formato de borboleta, com uma fadinha no centro! (Na foto, a colar ao lado do meu é da minha colega Mariana Mendes)

O segundo trabalho foi a customização de uma T-shirt comum lisa, a qual poderíamos interferir usando inspirações punks ou românticas! Eu escolhi o tema punk, e minha cadelinha Isis, muito prestativa, resolveu me ajudar a fazer o efeito destroyed! Mas no final deu tudo certo, e depois de desbotar, pintar e aplicar várias tachas e spikes, eu gostei muito do resultado! 

O terceiro trabalho ainda está em andamento, e será entregue na semana que vem, quando finalmente entraremos de férias! Por isso ainda não tenho fotos, mas juro que mostrarei a vocês! Será a customização de uma saia inspirada nas criações do estilista Lino Villaventura!

 

Espero que tenham gostado do post, e que se você tinha dúvidas sobre fazer ou não uma faculdade de moda, tenha se animado um pouco mais agora!

 

 

POSTADO POR: Bárbara Salimena

Tags:

Please reload

Playlist - Fevereiro 2020

25/02/2020

Look - Cropped com transparência e saia preta

16/02/2020

1/5
Please reload

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle

POSTS RECENTES

Please reload

TAGS

Please reload

Bárbara Salimena, 28 anos.

É formada nos cursos Artes e Design e Moda da UFJF. Vegetariana, é apaixonada por animais em geral, mas seus maiores amores são a cadelinha Isis e os gatinhos Mia, Vicky, Nick e Lucy. Adora moda, lanches, maquiagem, música, filmes e ler um bom livro.