Bárbara Salimena

Juiz de Fora - MG
contatoholychic@gmail.com
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle

Influência oriental na moda: kimonos

02/09/2014

 

O que é kimono? Kimono significa coisa de vestir, e é um termo de origem japonesa. Kimono é o traje típico do Japão, tanto adultos, como crianças e idosos usam, e pode ser chamada tanto a parte principal, como o conjunto todo. A grafia “quimono” também é considerada correta, uma vez que essa expressão que já se encontra incorporada ao português e consta nos dicionários da língua portuguesa. O kimono mantém-se vivo no cotidiano dos japoneses há mais de 2 mil anos.

 

Kimono tradicional.

 

O atual significado da palavra kimono teve origem no século XVI, quando navegantes ocidentais – principalmente portugueses, espanhóis e holandeses – chegaram ao arquipélago. Nos primeiros contatos com os japoneses, sem conhecerem os idiomas de uns e de outros, os ocidentais perguntavam com mímicas e gestos qual era o nome das roupas de seda que viam os japoneses usarem, e os japoneses respondiam kimono. Era como alguém perguntando a um japonês: “Como se chama sua roupa?” E o japonês respondia: “Roupa”. Foi assim que a palavra kimono tornou-se designação moderna do vestuário tradicional japonês (japoneses trolando os navegantes, haha!).

 

Kimono sendo usado em looks atuais.

 

No Japão o vestuário divide-se em duas grandes categorias: wafuku (vestimenta japonesa ou de estilo japonês) e yōfuku (vestimenta ocidental ou de estilo ocidental).

 

A história do vestuário japonês é em grande parte a história da evolução do kosode, e de como os japoneses adaptaram a seus gostos e necessidades estilos e a produção de tecidos vindos do exterior. O tecido principal usado nos kimonos é a seda.

 

O kimono foi introduzido pela primeira vez no mundo fashion no século XX pelo estilista Paul Poiret que fez releituras muito próximas das originais japonesas. Depois disso, outros estilistas ocidentais, como Pierre Cardin, Saint Laurent e John Galiano também se inspiraram nos kimonos para desenvolver suas coleções.

 

Kimono sendo usado com um estilo mais hippie/boho chic.

 

O kimono sofreu uma releitura muito mais moderna e livre de todas as outras que já existiram. Encontramos modelos de todos os tipos, lisos, estampados, longos, curtos, com transparências ou até mesmo de crochê. Com as estampas mais variadas e lindas possíveis, sem contar que alguns modelos ainda tem as charmosas franjas. E essa é a aposta do verão 2015. Os kimonos entraram no lugar dos cardigãs e dão vida à uma roupa coringa. Por ele ter o corte reto, bem solto e com as mangas largas ele se encaixa como uma luva nos dias quentes, com peças mais curtas e justas por baixo, sem contar que é fresquinho e muito estiloso.

 

Aqui os looks já tem uma pegada mais diferente, e até meio rocker!

 

As plus size arransando de kimono!
 

Rocker e plus size: pode sim!

 

A blogueira Ju Romano linda de kimono!

 

Look super estiloso com chapéu!

 

Com botinha e coroa de flores!

 

O kimono, que é uma peça tão antiga, sendo usada de forma tão contemporânea!

 

 

E aí, meninas? O que acharam dos kimonos? Adotarão essa moda no verão?

 

 

POSTADO POR: Gabriele Zaquine

Fontes: Texto - www.culturajaponesa.com.br / Imagens - As imagens não pertencem ao Holy Chic. Foram encontradas na internet e reproduzidas apenas para ilustrar o post.

Please reload

Playlist - Abril 2020

09/05/2020

Que tédio! O que fazer na quarentena?

17/04/2020

1/5
Please reload

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle

POSTS RECENTES

Please reload

TAGS

Please reload