Bárbara Salimena

Juiz de Fora - MG
contatoholychic@gmail.com
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle

Água: Ouro do século XXI

15/10/2014

Não é de hoje que a cidade de Juiz de Fora vem se assustando com a falta d’água na principal represa que abastece nossas casas, a Represa de São Pedro.

               

Só que de um tempo para cá, a represa SECOU. Oi? Como assim? Isso mesmo, ela está praticamente sem água. Quando eu estava no ensino fundamental, todos da escola sempre falavam do tão temido “AQUECIMENTO GLOBAL”, e de um tempo para cá parei de ouvir sobre, ou simplesmente parei de dar a devida importância que ele merecia. Só tenho percebido as loucuras climáticas, dias super quentes, noites às vezes muito frias, um desequilíbrio total. Tudo bem que a minha cidade é conhecida como “a cidade das 4 estações por dia”, mas mesmo assim, é de assustar. 

 

FOTO: MARCOS MOREIRA, há um tempo.

 

FOTO: TAUA KLONOWSKI, represa atualmente.

               

Se não bastasse o calor e a falta d’água dos dias atuais, tem pessoas muito legais que estão colocando FOGO nos pastos. PORQUE GENTE? O negócio já não está muito bom e vocês ainda colocam fogo? Algumas queimadas são de origem natural, contudo outras são criminosas. Então vamos lá né? Temos que parar de ser egoístas e pensar nas próximas gerações e em nós mesmos, todos temos alguns primos, afilhados e até mesmo filhos. Devemos pensar no futuro que queremos deixar para eles. Também devemos deixar filhos melhores para o nosso planeta, mas isso é outro caso.

               

Ontem mesmo, dia 14/10/2014, uma névoa cinza tomou conta de grande parte da cidade, e por um instante achei que estava em Linfen, na China (para quem não sabe, cidade mais poluída do mundo, mas lá é por conta da mineração de carvão, no caso fumaça, que é o mesmo ocorrido aqui, mas de forma menos prejudicial). “De acordo com o geógrafo especialista em climatologia, Thiago Oliveira Santos, isso acontece quando a atmosfera está mais quente na parte superior do que na inferior, o que cria uma espécie de barreira, impedindo a dispersão da poluição do ar.” (Parte retirada do site G1)

 

FOTO: TV INTEGRAÇÃO, ontem.

               

A água DOCE é o ouro do século XXI. “Apesar de 75% da superfície do planeta ser recoberta por massas líquidas, a água doce não representa mais do que 3% desse total. Apenas um terço da água doce - presente nos rios, lagos, lençóis freáticos superficiais e atmosfera - é acessível. O restante está concentrado em geleiras, calotas polares e lençóis freáticos profundos”. (Parte retirada do site UOL).

               

Nós estamos com desequilíbrio nos 4 elementos. ÁGUA: Está faltando. FOGO: Está tomando conta da TERRA, pois não temos ÁGUA para molhar as plantas e com isso, atinge também a fauna e a flora que temos nos enormes morros que vem queimando. E hoje o AR, que conseguimos ver claramente a poluição.

               

Abaixo tem um quadro com maneiras que podemos economizar a água e assim, melhorar o planeta. 

 

 

Espero que tenham gostado do post de hoje, e que ele tenha conscientizado vocês um pouco. Ah, lembrando, nesse calor bebam MUITA água, mesmo sem vontade.

 

 

POSTADO POR: Gabriele Zaquine

Tags:

Please reload

UNBOXING - Box Petiko para gatos #novembro

10/01/2020

Riquezas de Black Friday e Natal 2019

02/01/2020

1/5
Please reload

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle

POSTS RECENTES

Please reload

TAGS

Please reload

Bárbara Salimena, 27 anos.

É formada nos cursos Artes e Design e Moda da UFJF. Vegetariana, é apaixonada por animais em geral, mas seus maiores amores são a cadelinha Isis e os gatinhos Mia, Vicky, Nick e Lucy. Adora moda, lanches, maquiagem, música, filmes e ler um bom livro.