Bárbara Salimena

Juiz de Fora - MG
contatoholychic@gmail.com
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle

Editorial - Vilãs, mas só no look

Quem acompanha o blog já sabe que eu estou me formando no Bacharelado em Moda da UFJF, certo? Mas a novidade mesmo é que finalmente vou poder mostrar o editorial que produzi para defender o meu TCC, o Trabalho de Conclusão  de Curso da faculdade. Eu já estava louca pra mostrar e hoje é o dia! Uhul!

 

O meu trabalho é basicamente uma pesquisa sobre a importância e a função dos principais profissionais necessários para a produção de um editorial de moda de revista: o stylist, o editor de moda e o fotógrafo. O editor de moda fica por conta principalmente da parte escrita da revista. Ele escreve os textos, as legendas e também tem a função de escolher um stylist para interpretar suas ideias. 

 

Antes de explicar sobre o profissional stylist é preciso definir o que é styling. Styling é um termo apropriado da língua inglesa que significa criação e/ou concepção de imagens que traduzam um estilo de vida, perfil de consumo ou proposta estilística. Ou seja, styling é basicamente uma forma de combinar roupas e acessórios, exibindo-os da maneira mais atraente e desejável possível para que possam ser vendidos. 

 

Quem faz o styling é o stylist (é importante saber diferenciar, muita gente confunde a ação com o profissional). É ele que fica por conta da escolha do look e das roupas para o editorial. Assim o stylist pode transmitir uma ideia, tendência, tema, ou promover um produto de moda. 

 

Já o fotógrafo, fica por conta de definir as posições de iluminação e câmera, principalmente. Ele também pode sugerir poses para as modelos e mudanças no cenário, caso seja necessário.

 

O objetivo do meu trabalho foi provar a importância desses profissionais para a produção de um editorial, e provar também que é necessário que haja uma sintonia entre eles, para garantir a qualidade das fotografias. Só assim o público-alvo desejará comprar os produtos exibidos no editorial. Para provar tudo isso, produzi meu próprio editorial de revista, o qual chamei de "Vilãs, mas só no look". Só no look, claro! Não quero promover a maldade entre meninas, só me inspirar nos visuais poderosos que elas usam!

 

Como queria um editorial voltado para uma revista feminina adolescente, escolhi me basear nos moldes da revista Capricho, da Editora Abril. Como tema, escolhi cinco vilãs de filmes produzidos por Walt Disney. São elas:  

 

  • Rainha Má (Branca de Neve e os Sete Anões, 1938)

  • Rainha de Copas (Alice no País das Maravilhas, 1951)

  • Malévola (A Bela Adormecida, 1959)

  • Cruella De Vil (101 Dálmatas, 1961)

  • Úrsula (A Pequena Sereia, 1989)
     

Para começar, foi necessário produzir uma prancha de referência/inspiração. Assim seria possível observar paletas de cores, texturas, estampas, entre outros.

 

 Prancha de referência das personagens vilãs, criada por mim.

 

 

Assim foram criadas as pranchas individuais, uma para cada vilã. Com elas eu pude procurar peças de roupas e acessórios iguais ou parecidos no mercado. É claro que não encontrei tudo exatamente como eu queria, e por isso algumas peças foram produzidas especialmente para o editorial.

 

Os looks são direcionados para as estações primavera e verão nacionais, por isso destaca-se o uso de blusinhas cropped e saias curtas e leves. Para não perder o peso do visual marcante das vilãs, mantive a presença forte de cores escuras e acessórios pesados como botas, coletes e meias.

 

Vale lembrar que esses visuais são INSPIRADOS nas vilãs, buscando referências nelas, e NÃO fantasias caricatas, ok?

 

 

Para a Rainha Má, segui bastante a paleta de cores: mantive a presença de preto e roxo, além de um pouco de branco. Sugeri uma gola alta e o cinto marrom, que lembra o da personagem. Pra mim o mais bacana são as pequenas referências como a coroa (de rainha) e a maçã (que ela oferece para a Branca de Neve).

 

 

A Rainha de Copas, famosa por cortar cabeças, usa um visual com muito vermelho e preto, e detalhes brancos, bastante explorados no visual que sugeri. Como ela é a Rainha de Copas, e a carta do baralho que possui esse nome tem como símbolo um coração, ele aparece na estampa da saia e em alguns acessórios. Também tive o cuidado de fazer a referência à realeza no colar de coroa, o cetro estilizado e a manga bufante do bolerinho.

 

 

Para o visual da Malévola, também observei cores e texturas. Sugeri a gola alta na escolha do top e seu companheiro corvo no formato dos brincos. 

 

 

Além das cores, o visual da Cruella traz muitas referências aos dálmatas: o colete de pelos, as estampas da bolsa e da saia, além dos acessórios, como o anel e pingente de patinha cachorro.

 

 

O look da Úrsula possui as cores preto e roxo em destaque, além da sugestão de decote que a vilã usa. O peplum da blusa também sugere um quadril largo e um corpo com curvas. As listras da saia fazem referência aos tentáculos da personagem e os acessórios com pérolas e seres marinhos completam o visual.

 

Para produzir um bom editorial, também é essencial montar uma prancha de beleza (cabelo, maquiagem e esmaltes) que componha cada look. A minha sugestão de beleza foi a seguinte:

 

 

E pra quem já não aguenta mais segurar a curiosidade, o resultado final, com os visuais que foram usados nas modelos:

 

 Fashion film de Guilherme Borges e Ana Laura Pompe produzido a partir do making of do editorial

 

Look - Rainha Má 

 

 Detalhes do look - Rainha Má

 

Trouxemos o narcisismo (lembra que ela tinha fixação por sua beleza?) da Rainha Má para a atualidade! Ela é viciada em tirar selfies, fotos de si mesma pelo celular! A referência à maçã também está nele.

 

Look - Rainha de Copas

 

 Detalhes do look - Rainha de Copas

 

A Rainha de Copas faz sinal com os dedos para cortarem mais uma cabeça!

 

 Look - Malévola

 

 

 Detalhes do look - Malévola

 

A Malévola, super poderosa, possui uma postura bem forte e as fotos sugerem uma atitude bastante atual até bem Rock 'n Roll.

 

 Look - Cruella De Vil

 

 Detalhes do look - Cruella De Vil

 

Para Cruella, destacam-se poses e expressões de desdém e extravagância, buscando caraterísticas da própria vilã.

 

 Look - Úrsula

 

 Detalhes do look - Úrsula

 

Para a Úrsula procuramos fazer fotos sempre sorrindo e fazendo movimentos com os braços, assim como a personagem faz no filme.

 

 

Conceito, direção e produção geral: Bárbara Salimena
Styling e produção de moda: Bárbara Salimena
Orientação: Luiz Fernando Ribeiro
Assistente de produção: Thalita Mazzoni
Fotografia: Cassio Tassi
Modelos: Letícia Tomaz, Patrícia Vidal, Emanuele Alfano, Fabrícia Domingues e Gabriele Zaquine
Cabelos: Juliana Salimena
Maquiagem: Mickaela Pereira
Equipe de apoio: Heloiza Ribeiro e Maria Rita Vasconcelos
Agradecimentos: Universidade Federal de Juiz de Fora e Instituto de Artes e Design

 

 

Gostaria de usar esse espaço para agradecer mais uma vez à toda equipe que participou da produção do editorial pelo talento e profissionalismo! Vocês arrasaram!

 

A banca que me avaliou achou o tema bastante interessante e super a ver com a revista Capricho! Por isso consegui tirar uma linda e maravilhosa nota 100. Mas e vocês, o que acharam do meu TCC? 

Please reload

Playlist - Novembro 2019

18/11/2019

Halloween de última hora: guloseimas prontas

29/10/2019

1/5
Please reload

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle

POSTS RECENTES

Please reload

TAGS

Please reload

Bárbara Salimena, 27 anos.

É formada nos cursos Artes e Design e Moda da UFJF. Vegetariana, é apaixonada por animais em geral, mas seus maiores amores são a cadelinha Isis e os gatinhos Mia, Vicky, Nick e Lucy. Adora moda, lanches, maquiagem, música, filmes e ler um bom livro.