
Título: O Iluminado
Autor: Stephen King
Ano: 1977
Editora: Suma de Letras
Gênero: Horror
Número de páginas: 463
Sinopse: "Danny Torrace não é um menino comum. É capaz de ouvir pensamentos e transportar-se no tempo. Danny é iluminado. Será uma maldição ou uma bênção? A resposta pode estar guardada na imponência assustadora do Hotel Overlook.
Quando Jack Torrace consegue o emprego de zelador no velho hotel, todos os problemas da família parecem estar solucionados. Não mais o desemprego e as noites de bebedeira. Não mais ao sofrimento da esposa, Wendy. Tranquilidade para o pequeno Danny se livrar das convulsões que assustam a família.
Só que o Overlook não é um hotel comum. O tempo se esqueceu de enterrar velhos ódios e de cicatrizar antigas feridas, e espíritos malignos ainda residem nos corredores. O hotel é uma chaga aberta de ressentimento e desejo de vingança. É uma sentença de morte. E somente os poderes de Danny podem fazer frente à disseminação do mal."

Capa do livro.
Resenha: 'O Iluminado' foi o terceiro livro publicado por Stephen King e é considerado a obra que consolidou o autor no gênero.
Baseado em suas próprias experiências (a visita ao hotel Stanley e a luta contra o alcoolismo), King nos leva ao Hotel Overlook, localizado, na ficção, nas montanhas do Colorado. Jack Torrace aceita o emprego como zelador temporário e tudo se encaixaria perfeitamente bem. Porém, o Overlook resguarda um passado negro de crimes e sangue. A festa macabra está para começar.
Como se a história não fosse suficientemente boa para te convencer a ler o livro, vamos um pouco mais além.
O autor desenvolve seus personagens de maneira progressiva. Até o hotel começar a tocar o terror, vamos ter uma experiência de aproximação com os protagonistas. Entender eles, conhecer e saber quem são e, talvez, no que podem se tornar.
King não deixa de fora uma de suas principais referências no mundo literário, Edgar Allan Poe, fazendo uma inter-relação entre sua obra e 'A Máscara da Morte Rubra'. Então, para que possa compreender a história como um todo, eu sugiro que procure saber (para aqueles que não conhecem) do que se trata este conto de E. A. Poe. Vale mesmo a pena!
Os ambientes de horror criados são simplesmente de arrepiar a alma. Tive dificuldade de dormir algumas noites por conta de uma passagem ou outra, mas isso eu não confessaria em um texto escrito. Não mesmo. As cenas finais são de tirar o fôlego e te farão ansiar pela próxima página.
E caso eu não tenha te convencido a ler ainda, aí vai minha cartada final: Ele consegue te meter medo com uma mangueira. É sério.
Conclusão: É leitura OBRIGATÓRIA para fãs do gênero e um livro extremamente rico e profundo para qualquer tipo de leitor. Vida longa ao King!
Sugestão de vídeo que conta curiosidades sobre o Hotel Stanley, que Inspirou o livro.
Miguel Paes
Escritor